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· Musculação: É muito eficiente para a hipertrofia, que não é o objetivo central do Treinamento Funcional. Ao contrário do Funcional, a musculação consegue trabalhar os grupos musculares isoladamente e com mais especificidade. De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), a Musculação também exerce um impacto direto sobre as atividades da vida diária que exijam um percentual da capacidade muscular para serem executadas. “Um programa feito de duas a cinco vezes por semana gera benefícios no condicionamento físico, aumento da massa magra e diminuição do percentual de gordura, se aliado a uma dieta adequada” - afirma Vinícius Oliveira, coordenador e professor da academia Forum Exere Fitness.

 

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· Treinamento Funcional: Baseia-se nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O aluno ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na Musculação. Por isso, virou uma alternativa para quem está cansado dos exercícios mais tradicionais na academia. Para trabalhar a musculatura profunda, são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. É um método que ajuda a prevenir lesões, gera melhorias cardiovasculares, a redução do percentual de gordura, emagrecimento e definição muscular.

 

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